COMPETITIVIDADE: Uma Competência Necessária

A competitividade é uma exigência do mundo moderno. Ela estimula a eficiência e a eficácia, obriga-nos ao desenvolvimento de novas estratégias, incentiva a inovação e mede continuamente nosso desempenho. Para o lado do usuário de produtos e serviços, ela oferece um leque de opções e de melhorias na qualidade do que é ofertado, tornando o mercado cada vez mais exigente.

Em um mundo globalizado, ser competitivo é necessidade para a manutenção e perpetuação de qualquer atividade empresarial. Entretanto, não significa que vale tudo para ganhar, mas é preciso respeitar certas regras entre os competidores. Assim, é desejável que haja certos limites legais e éticos entre os concorrentes que se enfrentam em um determinado mercado.

Em um país que atravessa uma crise moral e ética evidentes, tais afirmações podem parecer fora de contexto, entretanto, conceitos estão diretamente relacionados a caráter e filosofia de vida de cada um.

Nossa empresa sempre respeitou as regras do mercado, e nos orgulhamos de termos sido pioneiro em nosso país no desenvolvimento, fabricação e distribuição dos chamados testes “point of care” (POC) ou testes rápidos. O empreendedorismo, desenvolvimento e inovação são genes que compõem nosso DNA, motivando cada dia mais a oferecermos produtos confiáveis e que atendam as necessidades de nossos clientes. Nossa responsabilidade não se aplica somente à venda de nossos produtos, mas também, e na mesma proporção, ao pós-venda, uma vez que respeitamos e somos verdadeiros parceiros de nossos usuários.

Se olharmos o mercado da saúde do Brasil nos últimos 4 a 5 anos, em nossa área de atuação, vamos observar o aumento exponencial no número de competidores, e enxergamos nisso, sem qualquer demagogia, um grande aumento de opções para os usuários e um enorme desafio a nossa competência e competitividade.

Dentro deste contexto, temos tomado conhecimento de que um número bastante restrito de competidores tem usado de condutas antiéticas e amorais de tentar denegrir o nome de nossa empresa no mercado. Não que isso afete nossa posição de liderança em alguns testes POC, mas pontuar essas atitudes é necessário, uma vez que acreditamos que competir com o objetivo de vencer não é incompatível com o respeito e com a possível colaboração com os demais competidores, já que praticamos a concorrência saudável e não a concorrência desleal. Essa deveria ser banida por todos aqueles que desejam um país mais justo e com maior responsabilidade.

A munição usada nesta campanha está relacionada a recall que efetuamos este ano. Se observarmos o mercado de qualquer atividade econômica vamos notar que só empresas que tem responsabilidade com seus produtos e clientes é que assumem falhas em seu desempenho e arcam com todo o ônus no recolhimento de um lote problema. Muitas empresas usam de outros meios ou artifícios para se isentarem de tamanho prejuízo. Essa não é nossa postura e nunca será, assumimos e assumiremos falhas que por ventura possam ocorrer em nosso produto e teremos sempre a responsabilidade junto aos nossos clientes nos produtos que oferecemos. Essa é a razão de estarmos há 26 anos no mercado e crescendo em percentuais expressivos a cada ano.

Nosso teste de Dengue foi revalidado em outubro desse ano pela ANVISA, tendo seu registro mantido após avaliação do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), fato que contraria o que alguns vinham dizendo que não ocorreria.

A WAMA Diagnóstica não é embaladora de testes para diagnóstico, quem conhece nossa fabrica sabe que somos fabricantes e desenvolvedores de produtos para diagnóstico. A empresa investe grande parte de seus recursos em pesquisa e desenvolvimento. Há quase dois anos instalamos uma empresa, com essa finalidade, em Monthey, no cantão do Valais, na Suíça, junto a Fundação The Ark, com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de inovação no diagnóstico clínico-laboratorial. Esse mês adquirimos uma empresa de P&D dentro do Parque Tecnológico da USP, em Ribeirão Preto, para desenvolvimento de nossos antígenos recombinantes e anticorpos monoclonais, visando não somente a redução na importação dessas proteínas, não disponíveis em nosso país, mas também o controle no processo de fabricação de todos os componentes biológicos de nossos kits diagnósticos.

WAMA Diagnóstica uma empresa brasileira com vocação para oferecer produtos de qualidade.

Dr. Wagner Maricondi

Compartilhe